Bom, pra quem não sabe, a guitarra é formada por 6 partes:
Agora, o que pouca gente sabe quando está começando no instrumento é a importância da qualidade do material e a influência que a combinação dessas partes têm sobre o som.
Obviamente você não vai começar com uma Gibson Les Paul 1967, né?! A verdade é que tem muito instrumento bom a preço acessível. Ainda que o Brasil não seja um grande produtor de instrumentos de alto nível como Japão e Indonésia, as melhores madeiras do mundo saem daqui...
A escolha da madeira é tão ou mais importante que o captador!
Agora, o que pouca gente sabe quando está começando no instrumento é a importância da qualidade do material e a influência que a combinação dessas partes têm sobre o som.
Obviamente você não vai começar com uma Gibson Les Paul 1967, né?! A verdade é que tem muito instrumento bom a preço acessível. Ainda que o Brasil não seja um grande produtor de instrumentos de alto nível como Japão e Indonésia, as melhores madeiras do mundo saem daqui...
A escolha da madeira é tão ou mais importante que o captador!
As grandes marcas costumam usar madeira de alta qualidade como o mógno (mahogany), pau-brasil, rosewood e o cedro. A Gibson por exemplo chega ao ponto de fazer a guitarra toda em mógno. O som clássico e característico das guitarra de Jimmy Page, Angus Young, Slash, do próprio Les Paul, entre outros, grande parte se dava pela madeira usada no instrumento.
Diferentes tipos de densidade influem no som.
ALDER:
Cresce em Washington, Oregon e Norte da Califórnia. Utilizada também para substituir Birch e Cherry. Possui característica de freqüências média. É usada nos corpos de algumas guitarras, com cores sólidas, como Fender e G&L;
ASH:
Cresce nos Estados do Atlântico Sul e no Vale do Mississipi. Curiosidade: é muito utilizada para fabricação de tacos de baseball. Trabalha numa gama de freqüências de médias/graves. Também bastante usada em algumas guitarras Fender, G&L e em muitas guitarras japonesas;
BASSWOOD:
Também conhecido como Lindenwood, Limewood. Cresce na Europa e na região dos Grandes Lagos.
BIRCH:
Comum em Ohio e no Vale do Mississipi.
CEDRO:
Bastante abundante, o Cedro cresce desde o Oeste da Nova Escócia até a região de Dakota (do Sul e do Norte) e daí para o sul do hemisfério até a região do Golfo e da América do Sul. Trabalha com frequências médias/graves. Usadas na maioria das guitarras Tagima tanto com Marfim como Rosewood.
MARFIM:
Substitui o Maple na fabricação de braços. Caracteriza-se como um bom braço por trabalhar com frequências médias/graves. É mais usado em guitarras nacionais como Tagima. Essas guitarras, geralmente possuem corpo de Mogno, Marupá ou Cedro, com braço e escala de Marfim ou braço em Marfim e escala em Rosewood;
ROSEWOOD:
Muito usada nas escalas das guitarras. Existem a Indian Rosewood e a Brasilian Rosewood (mais conhecida como Jacarandá Baiano). É usada para braço colado, aparafusado e inteiriço;
EBONY:
Madeira encontrada na África; pesa em torno de 45 - 70 libras por pé cúbico. Também é utilizada em teclas de piano
MAHOGANY DE HONDURAS:
Esta é a verdadeira Mahogany. Conhecida como "Mahogany Tropical", ela cresce na América Central e do Sul.
MAHOGANY DAS FILIPINAS:
Cresce na Filipina e é conhecida como "Red Lauan". Não é considerada uma madeira Mahogany verdadeira. Trabalha com freqüências médias/graves. É usada em algumas Washburn, Ibanez, Shecter e Gibson, na maioria das vezes casando com uma escala de Rosewood. Tem um bom desempenho com braço colado;
MAPLE:
Também conhecida como "Hard Rock Maple", esta madeira cresce na Nova Inglaterra e nos estados em volta da região dos Grandes Lagos. Curiosidade: por sua resistência ela é utilizada na fabricação de pinos utilizados no jogo de boliche. Trabalha com freqüências agudas e com pouco sustain, proporciona bastante definição. Muito usada em braços e escalas e, pelo timbre quente, também em guitarras de rock. É encontrada em guitarras Epiphone e Gibson, algumas Ibanez e nos braços Fender;
OAK:
Cresce no Sul do Canadá e na parte nordeste dos Estados Unidos.
ROSEWOOD BRASILEIRO:
Cresce nas Florestas do Brasil e sua exportação é ilegal.
ROSEWOOD INDIANO:
Cresce na India e é muito utilizada na fabricação de móveis finos.
ROSEWOOD HONDURAS:
Assim como a maioria o Resewood de Honduras é uma madeira muito dura.
ROSEWOOD DE HONG KONG:
Também conhecida como "Burma Padauk".
ROSEWOOD MEXICANO:
Conhecida como "Bocote". Dura e oleosa.
O acabamento em escalas dá-se apenas quando as mesmas são fabricadas em Marfim ou Maple, e podem ser do tipo:
- Selado ou encerado: timbre seco e sem brilho, som mais aveludado com ataque;
- Envernizado: timbre brilhante e pouco sustain, boa definição.
Escolha a sua guitarra pela madeira mais próxima ao timbre que você busca.
Imagine duas guitarras, mesmo modelo, mesmo preço, marcas diferentes. Uma com captador padrão de fábrica sem "marca" e outra com um Seymour MOTHERFUCKER Duncan. A segunda parece bem mais atraente, não? Aí a palavra mais usada quando se trata de sonoridade: DEPENDE. Se a madeira da primeira for uma Ash e da outra uma chapa de compensado parecendo um wafer, talvez escolher a primeira compense a pobreza do material usado na segunda e do captador se esgoelando pra tirar um som decente.
Imagine duas guitarras, mesmo modelo, mesmo preço, marcas diferentes. Uma com captador padrão de fábrica sem "marca" e outra com um Seymour MOTHERFUCKER Duncan. A segunda parece bem mais atraente, não? Aí a palavra mais usada quando se trata de sonoridade: DEPENDE. Se a madeira da primeira for uma Ash e da outra uma chapa de compensado parecendo um wafer, talvez escolher a primeira compense a pobreza do material usado na segunda e do captador se esgoelando pra tirar um som decente.
Outro ponto importante na hora de escolher a guitarra é o processo de fabricação. Sabe-se que instrumentos feitos à mão são melhores certo? DEPENDE. Óbvio também que a qualidade se percebe em detalhes de instrumentos únicos. A Fender é um exemplo de empresa de sucesso, qualidade industrial e de manufatura. Não acredito que ela venda tão bem assim só pelo nome que tem, mas pelo equilíbrio do seu produto. Equilíbrio na qualidade daqueles 6 itens no começo do texto...
- o alinhamento dos trastes;
- o alinhamento da madeira do braço no corpo da guitarra;
- precisão da chave seletora dos captadores;
- Empunhadora (grossura do braço)
- equilíbrio do peso entre braço e corpo.
- afinação dos harmônicos (captadore ruins não captam certos harmônicos artificiais e naturais)
- capacidade de sustentação da afinação pelas tarraxas.
Este último item pode ser testado forçando um BEND bem tensionado de no mínimo 2 tons acima.
Meu conselho para os INICIANTES: Se você ama a música, compre uma BOA guitarra usada, pois apesar de já ter rodado bastante, ela possui as duas coisas essenciais: Madeira de qualidade e boa Captação. Outra vantagem que se tem é que muito provavelmente os captadores já vêm REGULADOS.
Não gaste seus 600 reais numa tranqueira só porque ela é bonita. Sua primeira guitarra não precisar ter sua cara, pois se você se preocupa só com a aparência, esquece que o mais importante é o som.
Quando se é músico, você cresce junto com o instrumento e seu estilo muda ao passo que mais conhecimento é adquirido. Aprenda com um instrumento que não vai te deixar na mão, que já serviu de apoio para o músico que tocou nele antes, que já vem regulado e que futuramente, quando você já tiver a sua guitarra dos sonhos, vai querer fazer experiências, trocar os knobs, tirar a pintura, trocar os captadores...
Música é conhecimento e, por isso, o inverso não é válido: uma guitarra cara logo no começo não é garantia de boa sonoridade. Não adianta comprar uma Ibanez RG350 e nem uma Fender Bullet depois de 2 meses de aula, pois quem faz o som é o músico e não o instrumento.
Música é conhecimento e, por isso, o inverso não é válido: uma guitarra cara logo no começo não é garantia de boa sonoridade. Não adianta comprar uma Ibanez RG350 e nem uma Fender Bullet depois de 2 meses de aula, pois quem faz o som é o músico e não o instrumento.
Um pouco mais de detalhes sobre marcas e modelos de alto padrão:
Marca: PRS (Paul Reed Smith)
Modelos: PRS e Custom.
Modo de fabricação: Manual
Principais madeiras: Mogno, Maple, Abalone e Jacarandá Brasileiro
Captadores: PRS
Preço: US$485,00 a US$16.000,00 + taxas
Site: http://www.prsguitars.com/
Marca: Gibson
Modelos: Les Paul, SG, ES, Archtop, Explorer, Flying V, Firebird, Custom e outros.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Mogno, Maple, Rosewood
Captadores: Gibson
Preço: US$400,00 a US$23.000,00 + taxas
Marca: Gibson
Modelos: Les Paul, SG, ES, Archtop, Explorer, Flying V, Firebird, Custom e outros.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Mogno, Maple, Rosewood
Captadores: Gibson
Preço: US$400,00 a US$23.000,00 + taxas
Site: www.gibson.com
Marca: Fender
Modelos: Stratocaster, Telecaster, Jazzmaster, Jaguar, Jag-Stang e Custom.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Alder e Maple
Captadores: Fender e Seymour Duncan
Preço: US$250,00 a US$7000,00 + taxas
Marca: Fender
Modelos: Stratocaster, Telecaster, Jazzmaster, Jaguar, Jag-Stang e Custom.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Alder e Maple
Captadores: Fender e Seymour Duncan
Preço: US$250,00 a US$7000,00 + taxas
Site: www.fender.com
Marca: Ibanez
Modelos: RG series, S series, Mikro, DN, X, Artist, FR, Gio e Custom.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Mogno, Rosewood, Maple, Sapele, Basswood,Walnut e Agathis.
Captadores: Ibanez e DiMarzio
Preço: US$200,00 a US$9000,00 + taxas
Modelos: RG series, S series, Mikro, DN, X, Artist, FR, Gio e Custom.
Modo de fabricação: Manual/Industrial
Principais madeiras: Mogno, Rosewood, Maple, Sapele, Basswood,Walnut e Agathis.
Captadores: Ibanez e DiMarzio
Preço: US$200,00 a US$9000,00 + taxas
Site: www.ibanez.com
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